Após a adesão ao Pacto de Autarcas, os municípios da NUT III Cávado desenvolveram e submeteram os respetivos Planos de Ação, um plano no qual indicam as medidas e as ações que se propõem realizar com vista à redução das emissões de CO2. Os municípios que constituem a AEC estão sensibilizados e motivados para a conservação do planeta e para o aumento da eficiência energética.

Atualmente, a AEC está a elaborar, em parceria com os municípios da NUT III Cávado, os relatórios de acompanhamento sobre a respetiva implementação das medidas preconizadas nos Planos de Ação. Com estes relatórios de implementação, pretendesse comparar os resultados provisórios com os objetivos previstos em termos de medidas implementadas e redução de emissões de CO2.

É objetivo da AEC acompanhar a implementação dos Planos de Ação nos municípios do Cávado e assessorar a elaboração dos respetivos relatórios, para demonstrar, de forma sucinta, o progresso alcançado pelos municípios associados.

O “Pacto de Autarcas” lançou, a todas as autoridades locais da Europa, um desafio que visa a redução das emissões de CO2. Este pretende unir os autarcas das cidades mais dinâmicas e pioneiras, num trabalho permanente e norteado pela troca de conhecimentos e boas práticas no aumento da eficiência energética em diversos níveis.