A Agência de Energia do Cávado está a promover, em parceria com a Associação das Agências de Energia e Ambiente, está a desenvolver uma medida, no âmbito do PPEC – Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, que visa o aumento da eficiência energética dos edifícios municipais. Trata-se de uma medida vantajosa para os municípios, pois permite a substituição das luminárias ineficientes por luminárias LED, assim como a instalação de sistemas de gestão energética, comparticipada a 69% (valor médio).

Qual o objetivo?
A medida visa a implementação de uma plataforma online (sistema de gestão inteligente de iluminação) e a substituição de luminárias ineficientes de alto consumo (lâmpadas fluorescentes, halogéneo, etc.) por novas e eficientes LED de fluxo regulável e dimável, em 25 edifícios, com monitorização e atuação através do sistema de gestão inteligente de iluminação instalado.

Para que serve?
Uma solução tecnológica (plataforma online) criada para gerir iluminação e equipamentos em qualquer lugar a qualquer hora.
A maneira inteligente de economizar energia e reduzir o impacto ambiental.
É um sistema automático capaz de monitorizar os espaços, luzes e aparelhos. Sempre disponível e sem intervenção humana.
Os controladores individuais são instalados em lâmpadas, luminárias e/ou equipamentos, partilham uma cloud dedicada a receber a informação sobre o estado dos equipamentos e sobre os seus consumos, estes dados são recolhidos, armazenados e analisados na cloud e estão sempre acessíveis em tempo real remotamente.

Quais as vantagens?
Reduz a fatura energética, os custos de manutenção e emissões de gases de estufa de forma automática.
Pode ainda ser controlado do exterior com SmartPhone.

Onde se aplica?
Em edifícios administrativos, paços do concelho, escolas, bibliotecas, museus, mercados, piscinas, pavilhões, parques de estacionamento, centros de interpretação, ou seja, a generalidade dos edifícios municipais.
Controla qualquer tipo de lâmpada, fornecendo a quantidade de luz adequada.